quinta-feira, 25 de agosto de 2011

33 semanas e bomba..

Oláa meninas, como vão?

Gente, estou desolada, hoje completamos 33 semaninhas, e estou com diabetes gestacional.. Na verdade, fiz o exame uma semana atrasada do prazo certo, e a minha médica disse que por causa disso o resultado não seria tão fiel, o fato é que o máximo era pra ser 153 e deu 159, nada de alarmante, mais já considerado diabetes.
Proibido: doces, balas, açucar, bolo, salgadinhos, lanches, chocolate....
diminuir: pão, arroz, macarrão..
cuidado: (se comer não comer o outro no mesmo dia) batata, abacate, beterraba, cenoura, banana, goiaba..
fiquei muito triste, mais fazer o que né? Nunca fui muito chegada em doces, então a primeira parte será mais facil, acho!
estou cheia de exames pra fazer de sangue e duas uss com dopper pra ver como esta o bem estar do bebê, estou com medinho, mais vai dar tudo certo.
Bom, estou com 58,5kg 8 kg a mais que antes da gravidez, 33 cm de barriga. Doida para ver meu filhote na terça feira, e ter certeza de que ele esta bem.


O que é a diabete gestacional?

A diabete gestacional é um problema que surge durante a gravidez. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue. É uma condição que quase sempre se normaliza sozinha depois que o bebê nasce -- ao contrário de outros tipos de diabete, que duram a vida inteira.

A diabete aparece quando o corpo não consegue fabricar a insulina -- um hormônio produzido pelo pâncreas -- em quantidade suficiente. A insulina controla a quantidade de açúcar disponível no sangue, para ser usado como fonte de energia, e permite que o excesso de açúcar seja armazenado.

Seu corpo precisa produzir insulina extra para atender às necessidades do bebê -- principalmente da metade da gravidez em diante. Se seu corpo não conseguir fazer isso, você pode ficar com diabete gestacional. Seu nível de açúcar no sangue também pode subir devido às mudanças hormonais da gravidez, que interferem na ação da insulina.

Nas primeiras consultas do pré-natal, você será submetida a um exame de sangue, e nele será feita a medição da glicemia de jejum. Se o médico considerar o resultado alterado, pode pedir um novo exame, o teste de tolerância à glicose -- em que você tem de tomar um líquido doce e uma hora depois colher sangue para dosar a glicemia. No caso de o primeiro resultado ser normal, mas o obstetra considerar que seu risco de ter diabete gestacional é mais elevado, ele pode pedir um novo exame de glicemia de jejum na segunda metade da gravidez.



Como a diabete afeta a gravidez?

O lado positivo do tratamento da diabete é que você tem como influenciá-lo para o bem. Com orientação médica, você conseguirá controlar a diabete durante toda a gestação.

O principal problema do excesso de açúcar no sangue é que ele atravessa a placenta e chega ao bebê, o que pode fazer com que ele cresça demais. Um bebê muito grande pode dificultar o parto, e aumenta a probabilidade de você precisar de uma cesariana. O bebê também fica mais propenso a ter icterícia e hipoglicemia após o parto, e a apresentar problemas respiratórios. O volume de líquido amniótico também pode aumentar demais.

Há pesquisadores que acreditam que bebês grandes demais têm maior probabilidade de sofrer de obesidade mais tarde. Quando adultos, também têm mais propensão à própria diabete.

Quando a mulher já era diabética antes da gravidez, há um risco maior de o bebê apresentar problemas de saúde -- especialmente se a diabete pré-gestacional não estava sendo controlada. Pode acontecer de a mulher só descobrir que é diabética nos exames do pré-natal. Esse é um dos motivos para a recomendação de as mulheres se submeterem a novo exame de glicemia de jejum cerca de um mês e meio depois do parto.

(trechos tirados do baby center)



Um super beijo estalado na pança de vocês. by

10 comentários:

Rafa Oliveira disse...

Fica calma, as vezes pode ter sido um engano mesmo!!
vai dar tudo certo!!
To aqui torcendo por vc!!
bjinhuss....

Alê disse...

Oi flor... não sei se vc viu no meu blog, mas descobri este mês que tbm estou. Minha glicose deu muito alterada: 86/1 hora: 213/2 horas: 233. A sua não deu tão alta, mas mesmo assim tem que se cuidar. O tratamento inicial e a dieta mesmo, livre de açúcar. Eu estou atenta até nos rótulos de caldo knorr... tudo que contém açúcar eu aboli mesmo....até as massas. Qdo tenho muita vontade eu como macarrão, mas procuro não exagerar no molho. Estou comendo só pão integral, comprei um requeijão light, adoçante e não consigo ficar sem comer por mais de 3horas. Como rigorosamente a cada 3 horas. Aboli os sucos de frutas, pois são concentrados e mesmo sem açúcar, conentram todo o açúcar da própria fruta...então prefiro comer a fruta ao invés do suco. E outras coisinhas quetento descrever a cada semana. E mesmo sabendo desse diagnostico, não me deixei abater. Foi na reta final, imagine se fosse no começo? Seria mais sofrido, ainda mais pq como muito, sou gulosa. E nem sempre tem a ver com o peso. Eu mesma engordei só 2,5g desde o inicio da gravidez e hoje estou com 31 semanas. Estamos na reta final e só depende de nós esse controle de dieta para que nossa gestaçao não seja interrompinda e nossos bebês nasçam de PN. Beijocas.

Renata disse...

Oi Flor, tenho visto muitas mamães com diabetes gestacional. O que vejo é que é bem chato mas se cuidar direitinho não tem problema. Agora é reta final, vai passar rapidinho!!!
Bjs e boa sorte, Re

Cintya Lenzi Danker disse...

Oi. Também estou com 33cm de barriga, ou melhor altura do útero.
Fique calma, é só se cuidar um pouquinho agora no finalzinho que tudo vai dar certo.
Bjos

Nine disse...

Oi Thamires!

Guria, fique tranquila, siga a dieta e, quem sabe, peça para repetir o exame...não raro acontecem desvios no resultado, não custa tentar.

Beijos,
Nine

Camila Rosa Corrêa disse...

É bem comum a mulher adquirir diabetes na gestação, embora deve ser um tanto qto complicado, pq justo agora termos de ficar sem comer um monte de coisa, dificil!
Mas segue tudo q a médica te falar q vai dar tudo certo... vc está no peso ideal e logo logo seu bebê nasce tbm!!!
beijoss

Genislene Borges disse...

Minha cunhada teve diabetes gestacional, mas depois ficou tudo bem.
Bjks, Genis ♥
http://mamaegenis.blogspot.com/

Cintia Fernandes disse...

ai amigaaaa... eu temia muito por isso pois exagerei nos doces, mas graças a deus minha glicose so deu 70.
repete o exame. e se realmente estiver correto, se cuida direitinho!

Vannia - Pronta Para Ser Mãe disse...

Oi Thamiris, fica acalma flor, vai dar tudo certo segue direitinho as intruções do seu médico tenho certeza que seu baby está bem, vc vai ver.

Obrigada pelo carinho lá no meu blog viu.

Um Grande Beijo

Renée S. Costa disse...

Cuidado nunca é demais né florzinha?? Dá uma mudada na dieta, mesmo que tenha sido um engano. Vale a pena o sacrifício!
Beijos